quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Meu primeiro MINIONU


Olá, pessoas. Tudo bem? Aqui é o Otávio e hoje eu vim falar com vocês sobre o meu primeiro MINIONU. Segundo o site oficial do evento, "o MINIONU é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas que objetiva levar temas internacionais aos alunos do ensino médio". De maneira geral, e como é explícito no próprio nome, é uma simulação da Organização das Nações Unidas. 

A preparação foi longa e árdua. Passamos um ano nos preparando para dois dias de evento, mas o esforço valeu completamente. No início do ano, quando o primeiro edital de seleção foi aberto, o curso entrou em euforia. Haviam apenas nove vagas para o cargo de voluntário dentro de comitês, e a competição foi acirrada, mas, por vontade do destino, eu consegui. Depois disso, outras vagas foram abertas, e mais pessoas entraram no projeto e, enfim, os trabalhos começaram. Durante o ano tivemos muitos treinamentos e, mesmo que várias dúvidas surgissem, sempre havia alguém pra ajudar.

No decorrer do ano, a demanda do evento aumentou, e um novo comitê foi criado e, junto com ele mais algumas vagas. Nesse momento, fui promovido para diretor assistente, e a responsabilidade se tornou ainda maior. Foram longas semanas de estudo para entender a dinâmica dos debates, além do trabalho de manter o blog do comitê ativo, mas graças ao trabalho em equipe, tudo deu certo.

Nos dias do evento, passamos por vários momentos difíceis e estressantes - muitas vezes o debate não prosseguia e nós da mesa diretora ficamos inseguros. Contudo, o comitê foi um sucesso! Os delegados proferiam discursos fantásticos, resoluções foram aprovadas para todos os tópicos debatidos e um grande sentimento de amizade permeou por todos nós.

Por fim, só tenho a declarar que foi uma das melhores experiências da minha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário